Cefaléia no Climatério
Esse assunto traz muitas mulheres ao consultório. Isso ocorre porque existe um pico de piora das dores de cabeça na fase da mulher conhecida como climatério. 69% das mulheres terão pelo menos um episódio ao ano. 50 a 80% são dores de cabeça relacionadas com a menstruação. As mulheres que tem TPM tem maior chance de ter piora das dores de cabeça nesta fase da vida. A boa notícia é que 2/3 das mulheres irão melhorar na menopausa (tardia- ou bem estabelecida).
Esta piora ocorre principalmente pela “chuva hormonal” ou pelas variações hormonais com quedas do estrogênio que são típicas desta fase(privação crônica de estrogênio).
Período de piora esperado:
* transição peri-menopausa;
* peri-menopausa;
* pós -menopausa precoce
Isto varia de 6 a 10 anos.
A prevalência é menor em mulheres com menopausa natural. Quando a menopausa é cirúrgica com a retirada dos ovários as dores de cabeça pioram em 2/3 delas.
Existem inúmeros tratamentos mas ideal é ser avaliada pelo ginecologista que avaliará a necessidade de avaliação pelo neurologista a fim de descartar outras causas de dor de cabeça.
Em algumas mulheres podem ser usados tratamentos hormonais em outras eles podem piorar as queixas.
Existem medicações não hormonais que podem ser asscociadas à terapêutica hormonal para alivio dos sintomas como a venlaflaxina e o escitalopram.
Tratamentos não medicamentosos que podem ser associados: acupuntura, yoga, exercício aeróbico e vitamina E.
Dra. Juliana Jansen – Ginecologista
membro da Sociedade Internacional de Menopausa
CRM 9772 SC
LEIA TAMBÉM
Eu só queria agradecer, o q a senhora está fazendo por mim. Anos com problemas da menopausa, problemas delicados na região íntima, sem perspectiva de ter uma melhora na dor q eu sentia, para manter relação com meu marido.
Principais dúvidas a cerca do procedimento ultrassom microfocado -HIFU em Ginecologia
Uma publicação recente em 11 defevereiro de 2022 na Revista Climateric tem este título.