Endometriose e Menopausa
É muito importante abordarmos esse tema, já que apesar de a menopausa significar para maioria das portadoras dessa doença a cura, em algumas mulheres os sintomas podem sim persistir. E, dependendo da forma como é feita a terapêutica hormonal, ela pode reativar a doença residual.
A endometriose é uma doença crônica de natureza hormonal e inflamatória. A incidência na pós-menopausa é de 2 a 5%.
E porque a doença pode ocorrer nesta fase em mulheres usando ou não usando a TH (terapêutica hormonal)?A explicação está em que nosso corpo produz estrogênios em outros tecidos na pós-menopausa como a pele e o tecido gorduroso. Existem outras explicações que ainda não estão totalmente claras que tem a ver com proteínas e genes (over expressão).
O principal sintoma desta doença na pós-menopausa é a dor pélvica crônica. Para o diagnóstico usamos ultrassons especiais e ressonância magnética. Em caso de acharmos doença endometriótica como por exemplo endometriomas o melhor tratamento é o cirúrgico.
A regra é sempre que houver massa pélvica = operar. O tratamento clínico é reservado para casos onde não é possível fazer uma cirurgia ou quando os sintomas recomeçam após uma cirurgia.
Uma das primeiras estratégias que usamos é suspender a TH (terapêutica hormonal) em mulheres com dor.
Existem alguns medicamentos que são usados como por exemplo os inibidores da aromatase, medicamento que bloqueia o estrogênio. Mas na verdade mais estudos são necessários nesta fase. Não temos muitos dados pra esta fase específica.
Em relação à reposição hormonal, é importantíssimo usá-la de forma combinada, ou seja, sempre com a progesterona associada, mesmo em mulheres histerectomizadas (que retiraram o útero). E deve-se escolher o regime contínuo – sem pausas. Em resumo, considerando os riscos e benefícios, a TH combinada deve ser considerada para o tratamento dos sintomas.
Fonte: european society of human reporduction and embriology – Guideline 2022
LEIA TAMBÉM
Eu só queria agradecer, o q a senhora está fazendo por mim. Anos com problemas da menopausa, problemas delicados na região íntima, sem perspectiva de ter uma melhora na dor q eu sentia, para manter relação com meu marido.
Principais dúvidas a cerca do procedimento ultrassom microfocado -HIFU em Ginecologia
Uma publicação recente em 11 defevereiro de 2022 na Revista Climateric tem este título.