Saúde Óssea
O Tema escolhido pela Sociedade Internacional de Menopausa para o Dia Mundial da Menopausa em 2021 foi a Saúde Óssea.
O tema é de suma importância tendo em vista o número de casos de fraturas no mundo com o avanço do envelhecimento da população. Estamos vivendo mais e a população segue crescendo. Além disso, as fraturas por osteoporose irão impactar na morbidade e mortalidade da população.
No Brasil existem cerca de 10 milhões de pessoas com osteoporose. A maioria delas não sabe que tem pois é uma doença silenciosa. Ela raramente causa sintomas antes da fratura. Esta doença causa 200 mil mortes por ano no país.
É fundamental para a saúde óssea nos mantermos ativos. A prática regular de atividade física ajuda manter a massa óssea e também a massa muscular. Exercícios simples como caminhadas regulares ajuda muito.
A Sociedade Internacional de menopausa preconiza um estilo de vida amigo do osso que inclui:
– otimização do nível de cálcio, especialmente da dieta e suplementar quando necessário,
– adequar a vitamina d – manter níveis adequados pela exposição ao sol e suplementar quando houver déficit,
– exercício adequado,
– parar de fumar,
– evitar o abuso de álcool,
– evitar medicamentos tóxicos pro osso como corticóides
– atividades que melhorem o equilíbrio (como pilates, tai chi, yoga, musculação)
É importante seu médico avaliar seu risco de fratura , isso é possível através da história clínica, exame físico, densitometria óssea e de uma algorítimo chamado FRAX. Ele esta disponível no site da Abrasso – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo.
Quando existe risco aumentado de fraturas é iniciado um tratamento. Existem várias medicações para tratar osteoporose. Só um médico especialista poderá indicar o melhor tratamento para cada caso.
Um dos melhores tratamentos na paciente abaixo dos 60 anos e nos primeiros anos de menopausa é a terapêutica hormonal. Mas cada caso deve ser analisado com base na história e exames de cada paciente.
Mantenha-se ativa, pratique atividade física e tenha uma alimentação rica em cálcio.
Texto elaborado pela Dra Juliana Jansen ginecologista Membro da Sociedade Internacional de Menopausa em 17 de Outubro de 2021.
LEIA TAMBÉM
Eu só queria agradecer, o q a senhora está fazendo por mim. Anos com problemas da menopausa, problemas delicados na região íntima, sem perspectiva de ter uma melhora na dor q eu sentia, para manter relação com meu marido.
Principais dúvidas a cerca do procedimento ultrassom microfocado -HIFU em Ginecologia
Uma publicação recente em 11 defevereiro de 2022 na Revista Climateric tem este título.