Ultrassom Microfocado em Ginecologia - HIFU
O ultrassom microfocado é um procedimento realizado com o uso de um aparelho que emite ondas térmicas e mecânicas que vão causar a vibração de moléculas no tecido e, consequentemente, gerar aquecimento. Esse aquecimento irá ativar células chamadas fibroblastos, fazendo com que elas produzam mais colágeno. Como consequência, ocorre uma melhora da flacidez vaginal, melhora da atrofia vaginal e do ressecamento.
Quando está indicado este procedimento? As principais indicações são casos de atrofia, flacidez e frouxidão vaginal. Pacientes que tenham dor e/ou ardência nas relações sexuais também podem se beneficiar. Sintomas como urgência miccional, noctúria (acordar mais de uma vez à noite para urinar), polaciúria (vontade de urinar toda hora e fazer pouco xixi) e problemas como cistites de repetição também podem melhorar após o HIFU.
Quais são as contraindicações? Histórico de trombose, marcapasso cardíaco, gestação e doenças infecciosas em atividade são contraindicações absolutas ao procedimento.
Em quanto tempo verei os resultados? Existem resultados imediatos que já são percebidos logo após a sessão (p. ex. melhora da flacidez). O efeito máximo é percebido 3 meses após, momento em que já ocorreu a neocolagênese e a contração da fáscia muscular.
Quais são as vantagens desse método? É um método ambulatorial, indolor, em que não há necessidade de uso de anestésico. Uma única sessão já pode ser suficiente em muitos casos; quando há necessidade de manutenção ou novas sessões, a duração do tratamento é de cerca de um ano. Os efeitos colaterais são raros e o retorno às atividades do dia-a-dia é rápido. Não há necessidade de abstinência sexual por 5 a 7 dias, ao contrário de outros procedimentos, como laser e Fraxx.
Quanto tempo dura o procedimento ou a aplicação? Cerca de 45 minutos.
Quais são os efeitos colaterais? Raramente vermelhidão, dor leve no local da aplicação e dor ao urinar.
Atenção: pacientes com história prévia de herpes genital devem fazer profilaxia com medicação começando no mínimo 24 horas antes da sessão. Deve-se evitar anti-inflamatórios por 3 dias após o procedimento para não interferir no efeito do HIFU.
É um procedimento usado na dermatologia para face e corpo. Na ginecologia, seu uso é recente e com excelentes resultados.
Dra. Juliana Jansen - Ginecologista
CRM 9772- SC
LEIA TAMBÉM
Eu só queria agradecer, o q a senhora está fazendo por mim. Anos com problemas da menopausa, problemas delicados na região íntima, sem perspectiva de ter uma melhora na dor q eu sentia, para manter relação com meu marido.
Uma publicação recente em 11 defevereiro de 2022 na Revista Climateric tem este título.
É muito importante abordarmos esse tema, já que apesar de a menopausa significar para maioria das portadoras dessa doença a cura, em algumas mulheres os sintomas podem sim persistir. E, dependendo da forma como é feita a terapêutica hormonal, ela pode reativar a doença residual.