Ultrassom Microfocado de Alta Intensidade (HIFU)
O Ultrassom Microfocado de Alta intensidade (HIFU) é um tratamento não invasivo realizado com um aparelho que emite ondas térmicas e mecânicas de ultrassom intensas que causam a vibração de moléculas desse tecido e geram aquecimento. Esse aquecimento irá ativar células chamadas fibroblastos, fazendo com que elas produzam mais colágeno
A energia ultrassônica focada é aliada das mulheres que estão na fase da menopausa e do climatério pois, quando aplicada na região íntima, o estímulo à produção do colágeno tem como consequências a melhora da elasticidade e da aparência, o estímulo à vascularização e a diminuição da flacidez e do ressecamento.
Quando está indicado este procedimento? As principais indicações são casos de atrofia, flacidez e frouxidão vaginal. Pacientes que tenham dor e/ou ardência nas relações sexuais também podem se beneficiar. Sintomas como urgência miccional, noctúria (acordar mais de uma vez à noite para urinar), polaciúria (vontade de urinar toda hora e fazer pouco xixi) e problemas como cistites de repetição também podem melhorar após o HIFU.
Quais são as contraindicações? Histórico de trombose, marcapasso cardíaco, gestação e doenças infecciosas em atividade são contraindicações absolutas ao procedimento.
Em quanto tempo verei os resultados? Existem resultados imediatos que já são percebidos logo após a sessão (p. ex. melhora da flacidez). O efeito máximo é percebido 3 meses após, momento em que já ocorreu a neocolagênese e a contração da fáscia muscular.
Quais são as vantagens desse método? É um método ambulatorial, indolor, em que não há necessidade de uso de anestésico. Uma única sessão já pode ser suficiente em muitos casos; quando há necessidade de manutenção ou novas sessões, a duração do tratamento é de cerca de um ano. Os efeitos colaterais são raros e o retorno às atividades do dia-a-dia é rápido. Não há necessidade de abstinência sexual por 5 a 7 dias, ao contrário de outros procedimentos, como laser e Fraxx.
Quanto tempo dura o procedimento ou a aplicação? Cerca de 45 minutos.
Quais são os efeitos colaterais? Raramente vermelhidão, dor leve no local da aplicação e dor ao urinar.
Atenção: pacientes com história prévia de herpes genital devem fazer profilaxia com medicação começando no mínimo 24 horas antes da sessão. Deve-se evitar anti-inflamatórios por 3 dias após o procedimento para não interferir no efeito do HIFU.
É um procedimento usado na dermatologia para face e corpo. Na ginecologia, seu uso é recente e com excelentes resultados.
Antes da aplicação, é necessária a avaliação médica completa para verificar de que forma o procedimento pode colaborar.